Um plástico a menos na sua cozinha e no mundo com o Keep Eco

A Casa Causa nasceu para ajudar quem quer agir (agora, já!) por um mundo mais sustentável. Além de estudar, buscar uma rede de causadores que sabem o que fazem e promover diálogo em relação e ao tema do #lixozero (nossa bandeira), a gente quer começar a causar já, em nossas casas!

Foi assim que começamos a testar o Keep Eco. Gostamos tanto que criamos uma versão com a Casa Causa!

O Keep

O produto é resultado da história de um casal de empreendedores que buscava não só um caminho para sua empresa, mas uma atuação mais responsável no mundo! O keep substitui  aquele plástico filme que usamos na cozinha por uma embalagem ecológica feita de tecido orgânico e ingredientes naturais reutilizáveis, que duram mais de sete meses e são compostáveis. Ou seja, você pica e coloca na sua composteira caseira (nós estamos testando a Humi).

"Seria um utensílio que além de melhorar a preservação dos alimentos também sumiria na natureza tão brevemente como uma casca de fruta se dissolve na sopa microbiológica do solo." – contam os criadores da marca.

E por que devemos reduzir ao máximo nosso uso do filme de PVC?

Afinal, ele não é reciclável? Sim, ele é, se você lavar e colocar junto com os demais plásticos que recicla. Mas... ele contém substâncias químicas que fazem mal ao planeta, como o cloro usando na sua produção e os Ftalatos, presentes no próprio filme e que fazem mal à nossa saúde.

Calma, vamos entender melhor os riscos.

O cloro: é perigoso por liberar dioxinas, que são biocumulativas, persistem no meio ambiente e geram impacto ambiental.

Os Ftalatos: Essas substâncias saem dos produtos em contato com os alimentos, especialmente os gordurosos e nós acabamos ingerindo. Isso porque são moléculas parecidas com as gorduras e que portanto se ligam facilmente a elas. (Não é legal, portanto, embrulhar o lanche do seu filho em plástico filme!).


Fique atento, fique atenta!

Nas embalagens dos produtos, raramente há a descrição literal "ftalato". Os nomes mais comuns listados são phthalates, dibutylphthalate (DBP), dimethylphthalate (DMP), diethylphthalate (DEP). Podem até aparecer os nomes em português também: butila, benzila, dibutila, diciclohexila, dietila, diisodecila, di-2-etilexila e dioctila. Eles estão também presentes em muitos brinquedos infantis!

Lembrando:

O Filme de PVC é feito de 57% de sal marinho e 43% de etileno ou eteno (derivados do petróleo). Mesmo com essa composição mista, os riscos existem.

O nosso Keep Eco

keep cc 1 tratada.png

Adoramos e adotamos porque evita todos os riscos do filme de PVC. Estamos testando em nossas casas. Não é igualzinho ao filme, que adere 100%, mas funciona muito bem e traz aquele alívio: um plástico a menos na minha cozinha!

Bora causar?

Se quiser um conjunto da nossa edição limitada Casa Causa, escreva para contato@casacausa.com.br