Estamos no Congresso Internacional Cidades Lixo Zero

e estamos de olho em tudo para você!

            É para isso que a Casa Causa nasceu: a gente roda o mundo, a cidade, o bairro, a gente entrevista especialistas e conversa com quem faz acontecer para ajudar pessoas comuns, como você e nós mesmas, a tomar as melhores decisões no dia-a-dia. Seja na hora de consumir, na hora de apoiar uma ação no bairro ou até na hora de escolher um candidato.

            Por isso estivemos na Missão Lixo Zero Itália conhecendo as mais de 200 cidades que já são #lixozero e fizeram acontecer na prática. Agora é a hora e a vez do Brasil! Especialistas de todo o mundo estão reunidos em Brasília para falar de como podemos cuidar da nossa grande casa, o nosso planeta, começando por mudar a realidade das nossas cidades.

banner cid lix zer.png

            O #lixozero é uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudarem seus modos de vida. Com isso, pretende incentivar que os ciclos naturais sejam sustentáveis e todos os materiais sejam projetados para permitir sua recuperação pós consumo. É uma ambição grande e que só vai valer se for compartilhada.

            Ela começa com algo tão básico quanto a educação (na Itália, por exemplo, as crianças foram um público primordial para o sucesso do #lixozero); e inclui planejamento urbano, diálogos com a população, compostagem, design (precisamos repensar como os produtos são desenvolvidos!) e uma mudança grande no nosso padrão de consumo. É #consciênciacomação em vários níveis.

            No Congresso, teremos desde especialistas internacionais como Alessio Ciacci,  um dos grandes profissionais que conhecemos na Itália, e Alex Dmitriew, do Departamento de Meio Ambiente de São Francisco, cidade que já é lixo zero, passando por gente que pensa o papel da arte na busca pelo #lixozero, como Maria Koijck, e a participação de Maldete da Silva Pianco, trazendo o caso de reaproveitamento de lixo do Povo Ashaninka, do Acre. O Congresso é gratuito e ao final publicaremos alguns dos principais insights de forma simples e prática para que cada pessoa possa cada vez mais entender como cuidar da sua casa, da sua rua, da sua cidade de forma consciente. Bora entender!

 Dinossauro gigante construído em Brasília por Maria Koijck em parceria com a comunidade local, em comemoração ao Congresso.

Dinossauro gigante construído em Brasília por Maria Koijck em parceria com a comunidade local, em comemoração ao Congresso.