home-background.jpg

#resíduonãoélixo !

 

Acreditamos em consciência com ação!

 É responsabilidade de cada pessoa minimizar seu impacto e regenerar o meio ambiente começando na sua casa, no seu bairro, na sua cidade.

Nosso foco atual é a gestão de resíduos.

 

Por que existimos

só manifesto.png
 
 

O que fazer

Na sua casa

O que você pode começar a fazer já para reduzir a sua geração de lixo.

 

Na sua organização

Empresário ou não, como reduzir os resíduos que você gera no trabalho.

 

No seu território

Resíduos são um assunto de todos, então vamos atuar coletivamente!

 

Como funciona

 

A Casa Causa atua em duas frentes, Articulação e Prática, na busca do bom uso dos recursos naturais.

 

1

ARTICULAÇÃO

Juntos somos mais fortes.

 
 

Reunir stakeholders

Reunimos pessoas, instituições e empresas interessadas em colocar a boa gestão de resíduos em prática em seus condomínios, bairros, empresas e cidades.

Dialogar

Criamos um contexto em que as diversas perspectivas são acolhidas. Elas mostram diferentes aspectos do problema formando uma visão sistêmica do problema. O objetivo é também legitimar a posição dos vários atores e estabelecer pontes.

Buscar sinergias

Feitas as pontes, vamos transitar! Vamos identificar os maiores e melhores avanços que podem ser alcançados para a boa gestão de resíduos no contexto escolhido. Esse tema envolve, na maioria dos casos, questões de escala, ação coordenada, influência sobre políticas públicas. Juntos somos mais fortes para causar de forma efetiva e coordernada!

 
icon-01.png

Quem já faz alguma coisa conta sua experiência e indica caminhos de melhoria.

icon-02.png

Quem está começando coloca suas perguntas e suas necessidades na mesa.

icon-03.png

Quem tem soluções a oferecer encontra um lugar para mostrar como funcionam.

icon-04.png

Empresários, sociedade civil, terceiro setor e governo se conhecem, aprendem, conversam e pactuam ações práticas.

2

ESCLARECER

Entender e sensibilizar para causar!

 
 

Conteúdos sobre lixo zero e gestão resíduos

Nosso papel é explicar de forma simples e clara a urgência, as condições e a importância da gestão de resíduos em seus vários aspectos. Traduzir é a palavra. Afinal, todos nós somos responsáveis pelo “lixo” que geramos!

Comunicação e engajamento

Precisamos ser entendidos para causar! Ajudamos empresas e instituições envolvidas com a Causa a encontrarem sua voz e a melhor estratégia para mostrar ao mundo o que fazem.

 
 

3

PRATICAR

 
 

Projetos para fazer acontecer!

Trabalhamos com duas linhas de ação integradas em nossos projetos.

 

Bora entender

Inicia com um entendimento do problema no contexto escolhido, passa por uma co-criação do plano de manejo e a revisão periódica desse plano, que é um diálogo honesto e claro sobre limitações e sucessos atingidos. Culmina com uma certificação #lixozero, definida em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil.

Bora causar

Foco 1: comunidade interna

Um trabalho que acontece em ciclos de conscientização e experiências práticas. Assim é possível sensibilizar e também entender que sim! é possível mudar a situação. Os envolvidos experimentam juntos, prototipam e avaliam o que foi feito. A busca do #lixozero só pode acontecer na prática.

Foco 2: comunidade ampliada

Vamos falar com quem nos cerca! Uma escola, uma empresa, um condomínio, todos estamos dentro de um bairro e uma cidade que podemos influenciar com as nossas práticas. Então é preciso comunicar, envolver, ampliar os experimentos para que mais e mais pessoas possam se juntar a nós.

 

Instagram @CasaCausa

Você tem alguma outra necessidade?

Entre em contato conosco mesmo assim:

Quem somos

 
 
flavia.jpg
 

Flávia Cunha, psicóloga, com carreira executiva e empreendedora, atua há mais de 20 anos promovendo processos de desenvolvimento humano e transformação em empresas. Apaixonou-se pelo tema da sustentabilidade e hoje atua como articuladora de projetos e grupos ligados à causa, além de desenvolver projetos para empresas que  querem colocar em prática a sustentabilidade.

 
luciana.jpg
 

Luciana Annunziata, com carreira consultiva em aprendizagem organizacional e inovação, apoia organizações que querem construir narrativas de futuro ligadas à sustentabilidade, para tornar possível  planejar esse futuro com consistência, engajar pessoas, stakeholders e comunidades.

Nossos parceiros: