Eventos lixo zero: um caminho possível e inevitável

Já pensou como pode ser lindo para uma marca ou um espaço de eventos trazer o conceito lixo zero para sua ação? Pois é. Cada vez mais encontramos pessoas e organizações conscientes que querem causar. Mas como fazer isso no caso de um evento, que por sua própria natureza é passageiro e precisa ser lindo e chamativo? Neste artigo vamos contar um pouco da nossa experiência.

Não basta reciclar

Muitas vezes, quando somos chamados para atuar em um evento lixo zero, ele já está concebido e nossa atuação acaba sendo restrita à gestão dos resíduos gerados. Em outras palavras, atuamos na reciclagem do material utilizado, montando uma estrutura de coleta na fonte, triagem e encaminhamento; coordenamos equipes de voluntários, cooperativas de catadores ou catadores autônomos, fornecedores de limpeza e empresas de coleta de rejeito. Esse trabalho continua sendo muito importante: preserva o meio ambiente e gera renda. Mas não é suficiente.

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REpensar, REcusar, REduzir e REusar esses materiais e não apenas REciclar: é isso que precisamos perseguir, porque a reciclagem simplesmente não dá conta do problema dos resíduos. Para você ter uma ideia, no Brasil só cerca de 2% do plástico é reciclado. Então tudo começa na concepção do evento em si. Por isso temos falado e oferecido o design de eventos lixo zero. Mas, o que é isso?

Design de eventos lixo zero: começar do começo

O Design de Eventos é uma metodologia que adapta as ferramentas do Design Thinking para a realidade de eventos para desenvolver ações nessa área. Propõe uma visão multi-stakeholder onde todos os atores envolvidos (públicos frequentadores, fornecedores, patrocinadores e agências, entre outros) são considerados, potencializando o valor gerado pelo evento para cada um deles.

Na perspectiva do design de eventos, o ponto de partida é provocar uma mudança nos participantes. Só assim os resultados serão duradouros. E quanto mais mensuráveis, melhor. Durante o design, é feito o desenho dos conteúdos e das jornadas de experiência para os principais envolvidos. 

Nessa metodologia, atuamos em parceria com os clientes, as agências e as produtoras, numa criação colaborativa  onde procuramos REpensar, REcusar, REduzir e REusar materiais e processos que geram resíduos.

“O melhor resíduo é aquele que não existe, é preciso traçar uma meta compartilhada e mesmo que só seja possível começar pequeno, começar já!” – é o que recomenda Daniela Fazio, que há mais de 15 anos atua como diretora de palco e produtora em eventos.

Dessa forma, o design de eventos antecede os processos de planejamento e pré produção e acabam orientando as escolhas feitas nessas etapas, afetando toda a cadeia de fornecedores. Imagina o impacto e a influência positiva que isso pode ter.

José Marques, especialista em eventos corporativos atuando na área há mais de 20 anos, faz uma analogia esclarecedora. “Pense no seguinte: se você está construindo uma casa, não adianta muito chamar o arquiteto depois de ter o projeto aprovado na prefeitura, o orçamento e cronograma da obra fechados. A ação dele vai ficar restrita à execução da obra. Da mesma forma, envolver a equipe Lixo Zero depois de ter o projeto aprovado, planejado e orçado diminui o potencial do resultado a ser entregue.”

Uma tendência internacional

Um dos artigos que gostamos muito sobre esse tema foi publicado na revista digital GreenBiz pela Ashley Weisman, da Green Light Solutions Foundation.

Ela aponta alguns fatores fundamentais em seu passo a passo para um evento lixo zero e eles são totalmente coerentes com o que acreditamos.

1.    É preciso ter educadores ambientas e agentes que ajudem a fazer coleta na fonte. Não adianta ter só as lixeiras separadas

2.    O resíduo orgânico é crítico. Ele é pesado e seu encaminhamento é mais complexo, por isso começar entendendo o que haverá em termos de alimentação é fundamental, além da importância de engajar quem está preparando a alimentação.

3.    Descartáveis, cuidado! Principalmente na área de alimentação eles podem dificultar e muito que um evento seja lixo zero. Hoje há cada vez mais alternativas e nossa pesquisa em relação a elas é permanente.

4.    Engajar as pessoas é fundamental. Uma equipe de produção ou limpeza que não entenderam o processo do lixo zero podem colocar tudo a perder. Cada pessoa conta e só pessoas engajadas conseguem conquistar o público e fazê-lo colaborar.

Gestão de resíduos na Virada Sustentável com apoio do Pimp my Carroça e Cataki. Uma ação com grande engajamento do público.

Gestão de resíduos na Virada Sustentável com apoio do Pimp my Carroça e Cataki. Uma ação com grande engajamento do público.

Como saber se valeu a pena?

Além de realizar o evento lixo zero, é preciso medir e, caso ainda haja compensações de carbono a serem feitas, fazê-las. Novamente, o ideal é minimizar as emissões, mas se elas aconteceram, vamos encarar com responsabilidade nosso impacto.

Para o público final ou os consumidores de uma marca, por exemplo, é cada vez mais interessante saber que o evento onde ele esteve foi responsável e ético. Por isso, não se trata apenas de fazer um relatório (mas é claro que fazemos!) e sim de desenhar uma estratégia de comunicação dos resultados que tenha a ver com a marca e com o impacto que o evento quer causar.


Parque Biacica, um caso de sucesso na Virada Sustentável 2019 com o apoio da Casa Causa. Evento ao ar livre sem deixar rastros no meio ambiente.

Parque Biacica, um caso de sucesso na Virada Sustentável 2019 com o apoio da Casa Causa. Evento ao ar livre sem deixar rastros no meio ambiente.

Os benefícios do evento lixo zero

O recente Manifesto de Davos, lançado durante o Forum Econômico Mundial, prega que “o propóstio de uma empresa é engajar todos os seus stakeholders numa geração de valor sustentável. Ao criar tal valor, a empresa serve não só a seus shareholders, mas a todos os stakeholders – empregados, clientes, fornecedores, comunidades locais e a sociedade em geral.”

Assim, ao final do evento teremos uma situação em que:

Os fornecedores aprenderam sobre lixo zero – muitas vezes eles acabam inclusive criando soluções novas que vão influenciar sua oferta para outros clientes, contribuindo para o mercado de eventos como um todo.

Os participantes aprenderam

Por isso acreditamos que é tão importante ter a coleta seletiva na fonte e, sempre que possível, ter a presença de cooperativas e catadores presentes. É uma forma de lembrarmos que não existe jogar fora, só existe jogar dentro e há pessoas que ganham seu sustento com esse resíduo.

O patrocinador agrega valor à sua marca

Cada vez mais o público valoriza um evento lixo zero. Como isso muitas vezes (ainda) não é esperado, temos a chance de surpreender o público, gerando um efeito inovador e super alinhado com o espírito do nosso tempo.

A agência consegue oferecer um serviço mais completo

Agrega ao seu portfólio de serviços e mostra-se mais atualizada, além de muitas vezes economizar com um melhor planejamento!

A sociedade? Os catadores e cooperativas? O meio ambiente? É ganha ganha ganha... ganham todos e o evento deixa um legado positivo, saindo do antigo pensamento “pronto, foi lindo, passou”.

Um evento pode deixar um legado nos corações das pessoas, em suas mentes e no planeta. O negócio é começar o quanto antes, onde você está, da melhor forma que conseguir. Bora causar!