Lixo: um debate necessário que pode trazer valor para todos os envolvidos. Obrigada por participar do Encontro Lixo Zero 2019



Mais de 1000 pessoas se reuniram em busca de soluções para a gestão de resíduos na cidade de São Paulo

Teatro da Unibes lotado para o Encontro Lixo Zero. Cenografia feita pela equipe da Escola da Cidade de Arquitetura, coordenação Prof. Paulo Von Poser e Li Faria, da Plataforma Habita Cidade. Foto: Mila Maluhy.

Teatro da Unibes lotado para o Encontro Lixo Zero. Cenografia feita pela equipe da Escola da Cidade de Arquitetura, coordenação Prof. Paulo Von Poser e Li Faria, da Plataforma Habita Cidade. Foto: Mila Maluhy.

No dia 28/05, os dois andares do teatro e o terraço da Unibes Cultural estiveram lotados de pessoas interessadas em melhorar a gestão de resíduos sólidos na cidade de São Paulo. O Encontro Lixo Zero SP, promovido pela Casa Causa, Instituto Lixo Zero Brasil e parceiros, reuniu quem mais entende do assunto, entre cooperativas, empreendedores, ativistas e poder público. O objetivo era mostrar boas práticas no setor. Cerca de 1000 pessoas participaram do evento, assistindo painéis e rodas de conversa, cujos temas contemplaram sensibilização, educação, redução, reuso, descarte, reciclagem, compostagem, tecnologia e economia circular; ou visitando a exposição de soluções.

O Encontro foi aberto pelo prefeito Bruno Covas, que reafirmou o compromisso da cidade com a questão ambiental e comentou a urgência da pauta sustentável na atualidade.

Bruno Covas no Encontro Lixo Zero 2019. Foto: Mila Maluhy

Bruno Covas no Encontro Lixo Zero 2019. Foto: Mila Maluhy

“Enquanto temos um Ministro do Meio Ambiente dizendo que Aquecimento Global é uma questão para cientista discutir, São Paulo reafirma seu compromisso com a redução de gases de efeito estufa e com o pacto de Paris. Enquanto a gente vê o Governo Federal se recusando a assinar o compromisso global em relação à nova economia do plástico, São Paulo faz questão de ser a primeira cidade do País a assinar este compromisso”, disse.

Covas também anunciou o investimento de R$ 16 milhões para ampliar a coleta seletiva e capacitação dos cooperados, além do aumento do número de ecopontos para o resíduo da construção civil e pátios de compostagem na cidade (a proposta é chegar a 17 até o fim do ano que vem).

Segundo a Amlurb, a cidade gera, diariamente, uma média de 20 mil toneladas de lixo (entre resíduos domiciliares, resíduos de saúde, restos de feiras livres, podas de árvores, entulho, entre outros). Cerca de 40% disso poderia ser reciclado, mas somente 7% o é. A autarquia responsável pela gestão e limpeza urbana da cidade também atesta que a capacidade dos aterros deve se esgotar em oito anos.

“A grande quantidade de pessoas no evento mostra quanta gente anseia por mudança. Um evento como este traz resultados significativos, aumentando a rede da economia dos resíduos, gerando renda e empregos, além de diminuir custos da gestão de resíduos municipais”, avalia Mateus Peçanha, diretor do Instituto Lixo Zero Brasil, presente no evento.

No terraço, a exposição “O Lixo Nosso de Cada Dia” trouxe 18 expositores com alternativas para mudar a forma como cuidamos dos resíduos em nossas casas, empresas e bairros, como o Desengarrafando Mentes – que fabrica pranchas de surf com garrafas PET coletadas na praia de Maresias, em SP, o Poiato Recicla, que produz papel a partir das nocivas bitucas de cigarro, a Picotes Ecobijoux, que faz acessórios com cápsulas de Nespresso e a Parangolé, que oferece embalagens alternativas para substituir o isopor na oferta de alimentos em supermercados e padarias. “Foi maravilhoso participar, pois além de percebermos um altíssimo interesse do público por embalagens mais conscientes, conseguimos ter no nosso estande a presença dos fabricantes, que entre si e entre todos, tiveram conversas muito prósperas e colaborativas para o tema”, conta Maria Mazzuchelli, sócia-proprietária da Parangolé.

“Ficamos muito felizes com a qualidade do conteúdo e com o número de soluções apresentadas. É uma realização trabalhar esse tema sob uma perspectiva tão positiva e trazer um público tão significativo pra esse centro cultural que é um coração pulsante na cidade, a Unibes Cultural.”

“Nossos objetivos foram plenamente atingidos, esperamos que no ano que vem possamos ampliar o público e oferecer o conteúdo do evento online para que esse tema atinja mais pessoas”, finaliza Luciana Annunziata, sócia-diretora da Casa Causa, consultoria ambiental organizadora do evento.

O Encontro foi viabilizado por uma equipe de 20 voluntários, coordenada pela Casa Causa. Foto: Mila Maluhy

O Encontro foi viabilizado por uma equipe de 20 voluntários, coordenada pela Casa Causa. Foto: Mila Maluhy