Abrindo o saco preto com a criançada: o leite que virou história

Todo mundo chegou no horário e sentou no chão, cada criança com duas caixinhas de leite ou suco em mãos. Tesoura, cola, papel, lápis, borracha, caneta. A ideia era conversar sobre resíduos com Flávia Cunha, sócia da Casa Causa e criar uma história circular usando duas caixinhas de leite ou suco vazias. Como assim? Com a ajuda da Cláudia Diogo, da Volta e Meia, a grande parceira de brincadeiras que colabora conosco nessa atividade desenhada especialmente para os pequenos. 

 

IMG_9093.JPG

Como sempre, começamos abrindo o saco preto.

Primeira descoberta: criança não tem medo de enfiar a mão no saco de lixo! Cuidado de qualquer forma, mas é bom saber que o assunto por aqui não é tabu. Aquele saco tinha sido preparado para nós e fomos tirando aos poucos todos os tipos de resíduos recicláveis. De onde veio e para onde vai cada um deles? Mostramos o trajeto do berço ao final do ciclo para uma galera animada e barulhenta que já sabia um montão sobre o assunto, porque na Builders, o assunto já vem sendo tratado há muito tempo.

IMG_9160.JPG

 

Mas o resíduo sempre prega uma peça na gente! E é aí que a graça começa.

“Ah, mas minha mãe disse que fede porque é lixo e não é pra gente mexer.” Hummm. Será? E você não vai participar da brincadeira?

Pois é. Resíduo fede se a gente não cuida e aí ele não é mais reciclável. Porque se chegar na cooperativa sujo, vai virar rejeito, ou seja, vai ser misturado com tudo quanto é lixo do aterro (e bem aquelas caixinhas que iam virar história…).

Outra descoberta desse dia: as crianças são capazes de se apaixonar por qualquer material. As carinhas deles manipulando as caixas e testando possibilidades era incrível. Não parecia haver diferença entre o papel novinho e as caixas. Tudo vira brincadeira. Até que…

IMG_9165.JPG

“Ai, credo! Que cheiro horrível!!”.

Era leite escorrendo no chão da sala. Corre pegar pano úmido! Alguns pequenos foram para o banheiro em busca de água para lavar suas caixas, porque algumas famílias enviaram o material higienizado. Puxa… é isso que sente o pessoal da cooperativa então quando recebe material sujo? É sim pessoal! Ruim pacas!

E aí… bom… quase causamos um alagamento no banheiro. Não precisaria nem de metade daquela água se a higienização tivesse sido feita na hora certa. O reciclável ficou caro (em custo de água) para a Builders e para o planeta.

 

IMG_9176.JPG

 

 

 

 

 

Mas tudo bem, #vamqvam.

IMG_9226.JPG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

e lá fomos nós,

transformando caixinhas em siri.

E quem é o siri? O primo da lagosta. Ele estava descansando na beira do rio quando foi atingido por um coco, ele chorou, chorou e acabou formando um rio. E quem Morava no rio? O siri. E quem é o siri? Bom… vocês já sabem, é o primo da lagosta. Como tudo no planeta, é na circularidade que a gente recicla e retorna para o mundo o que tomamos emprestado dele.

Serviço:

Atividade Casa Causa com escolas - quer causar? mande um e-mail pra gente no flavia@casacausa.com.br

A Builders Educação Bilingue fica na Lapa e trabalha há muitos anos com o tema da sustentabilidade.

Volta e Meia e Cláudia Diogo você encontra via Facebook aqui

Fotografias: Rosângela Frasão.